top of page
Design sem nome (3).png

25%

off

Compromisso com a sáude e segurança dos seus funcionários.

Transformando o PGR em um Dashboard

  • Foto do escritor: Guilherme S. Lage
    Guilherme S. Lage
  • 16 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Você provavelmente se lembra do Programa de Prevenção de Riscos (PPRA), que acabou sendo descontinuado em 2022 devido a sua ineficiência em fazer o que propunha, que era a prevenção de riscos. Visto isso, o governo acabou criando o Gerenciamento de Riscos Operacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), composto pelo inventário de riscos e o plano de ação.


O PGR realmente mudou a forma como o gerenciamento de riscos é tratado nas organizações?


Sinceramente, pelo que tenho visto, o PGR, assim como o PPRA continua na gaveta em muitos lugares, sendo tratado apenas como mais uma exigência burocrática chata do governo.


Diante deste cenário, resolvi fazer o PGR em uma plataforma de business intelligence, nesse caso específico a plataforma utilizada foi o Looker Studio do Google, que tem como principal vantagem ser integrada ao Google Planilhas, além de ser totalmente online, gratuita.


O Looker Studio é muito parecido com o Power BI da Microsoft, no entanto é mais utilizado por profissionais de marketing digital, mas nada impede de ser utilizado em qualquer contexto organizacional.


Veja a seguir algumas telas do Dashboard:


Nessa tela eu mostro os dados gerais dos funcionários da empresa que eu estou analisando, como nome, matrícula, número de funcionários e a distribuição dos mesmos em funções e setores. Esses dados são importantes para contextualizar o cenário e também para facilitar a consulta dos órgãos fiscalizadores



Aqui eu apresento os riscos identificados na empresa, classificados por tipo (físico, químico, biológico, ergonômico ou mecânico), por grau (muito baixo,baixo, médio ou alto e extremo) e por setor (administrativo, operacional). Além disso, eu mostro os agentes causadores dos riscos e as medidas de controle existentes ou propostas. Essa parte é essencial para demonstrar a situação atual da empresa em relação à segurança e saúde dos trabalhadores.



Nessa parte eu detalho as ações que devem ser tomadas para eliminar ou reduzir os riscos identificados no inventário. Eu uso a metodologia 5W2H para definir as metas, os responsáveis, os prazos e os recursos necessários para cada ação. Essa parte é fundamental para planejar e executar as melhorias na gestão de riscos da empresa.


Como você já deve ter percebido, esse não é só mais um Dashboard que você vê aos montes sendo vendidos por aí, até porque meu negócio é gerenciamento e o negócio é tão bom que acabei indo além do PGR, que era meu objetivo inicial. Quando falamos de Dashboards em BI, o trabalho de atualização e melhoria contínua é essencial, seja da base de dados, dos objetivos, dos processos e até mesmo da ferramenta. O que é bom sempre pode melhorar mais e mais.


Desta forma complementei o Dashboard com outros elementos fundamentais para a gestão de Segurança, os dados reativos e os dados proativos:


Representando os indicadores reativos temos dados de acidente usuais, como X dias sem acidente, taxa de frequência e taxa de gravidade.


Como sabemos, para medir a segurança não podemos mostrar só os desvios, temos que mostrar o que foi feito de bom também, concorda? Isso é imprescindível em nosso trabalho, mostrar só os desvios é jogar contra nós mesmos. Então nas próximas páginas nós temos os dados proativos, aqueles ligados à promoção da saúde.



Nessa página nós temos os dados sobre as ações de segurança realizadas na empresa, como inspeções, auditorias, treinamentos, campanhas, simulados, etc. Esses dados mostram o quanto a empresa se preocupa em prevenir os acidentes e doenças ocupacionais e também em conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança.



Nessa página nós temos os dados sobre os equipamentos de proteção individual utilizados na empresa, como tipo, quantidade, validade, distribuição, uso e substituição. Esses dados mostram o quanto a empresa investe em proteger os trabalhadores dos riscos que não podem ser eliminados ou reduzidos.


Definitivamente com esse Dashboard você será capaz de ver de maneira clara como está o desenvolvimento do gerenciamento de riscos na sua empresa, você vai ver que o PGR pode ser muito mais do que um documento de gaveta e que se você ainda não tem esse tipo de solução na sua empresa, você está fazendo segurança da maneira errada.


Veja o vídeo:







 
 
 

Kommentare


Âncora 1
bottom of page